Existem dois motivos principais pelos quais você deveria pensar em economizar energia. Salvar o planeta e salvar seu bolso. Você deve concordar que no ritmo que o preço da energia vem aumentando, ambos são fundamentais para sua sobrevivência.
Neste artigo você vai encontrar as 7 melhores dicas para diminuir a sua conta de luz. Algumas bem relevantes; outras nem tanto. São dicas que podem ser postas em prática hoje mesmo, mas que certamente demandarão de você algum sacrifício; uma contrapartida.
7ª - Não deixe as luzes acesas desnecessariamente
Atualmente a grande maioria das pessoas já utiliza lâmpadas LED, que são as mais econômicas do mercado, ou fluorescentes, que também não gastam tanto. Então, a única maneira de reduzir ainda mais o custo com iluminação é diminuindo o número de lâmpadas na casa ou o tempo de uso.
Durante o dia você pode economizar utilizando a luz natural. Para isso, a instalação de amplas janelas e claraboias ajuda bastante. Pinte seus ambientes com cores claras. Isso fará com que a luz seja refletida mais facilmente pelas paredes iluminando o ambiente. Instale também foto-sensores para que as lâmpadas externas acendam sozinhas e desliguem automaticamente ao primeiro raio de sol.
6ª - Troque os eletrodomésticos que não se encontram em bom estado
Aparelhos elétricos desgastados, além do risco de curto-circuito, podem contribuir para um maior consumo de energia, pois seus componentes já não atendem mais as especificações originais. Se estiverem esquentando mais do que o normal é sinal de alerta. Outros itens, como a borracha de vedação da geladeira e o filtro do ar condicionado, devem sempre ser verificados, limpos ou trocados quando necessário.
Em contrapartida, trocar eletrodomésticos que não estão totalmente quebrados dá uma dor no coração e custa dinheiro. Infelizmente quase nunca vale a pena consertá-los.
5ª - Não deixe os eletrônicos ligados desnecessariamente
Atualmente é comum deixar aparelhos eletrônicos ligados sem necessidade. Muitas vezes as pessoas abandonam a TV ligada enquanto navegam por horas nas redes sociais. Em outros momentos as luzes da casa e até o ar-condicionado estão em pleno funcionamento enquanto a gente toma aquele banho demorado. Isso vai pesar muito no final do mês.
Se quiser economizar ainda mais, desligue os aparelhos da tomada. Cada aparelho deixado em stand-by (tv, som, home theater, vídeo game, computador, micro-ondas etc.) pode consumir o equivalente a uma lâmpada LED. É pouco, mas somando todos, chega a representar 12% da sua conta de luz.
Em contrapartida, passar a noite navegando na internet, numa pouco iluminada e silenciosa, pode ser bem melancólico. E haja paciência para sair ligando e desligando as tomadas a todo o momento. Sem contar que esse “tira e bota” pode reduzir a vida útil delas ou acabar danificando-as.
4ª – Ajuste a temperatura do chuveiro e da geladeira para a posição Verão, e a do ar condicionado para 22ºC.
Essa simples ação lhe proporcionará uma boa economia nesses aparelhos. Com relação ao chuveiro, deixar a água menos quente economiza até 30%, porém o difícil hábito de desligá-lo na hora de se ensaboar, pode reduzir mais de 50% da energia gasta no banho.
Já em relação ao ar condicionado, essa é a temperatura ideal para que você possa dormir confortavelmente e sem a necessidade de edredons.
Em contrapartida, você terá que se acostumar beber água “quase natural” e tomar banho “morninho”.
3ª - Racione o uso dos maiores vilões de sua conta
Ar condicionado, chuveiro elétrico, ferro elétrico, máquina de lavar, secadora, forno e fogão elétricos, air fry, arrozeira, pipoqueira, churrasqueira elétrica, dentre outras facilidades do século XXI, são os responsáveis pelos sustos no final do mês, se usados sem parcimônia. Diminuir a utilização desses vilões pela metade pode fazer a sua conta de luz desabar.
2º - Opte por um sistema de aquecimento solar para água
Um modo interessante de economizar a energia gasta com os chuveiros é a utilização de aquecimento solar de água. Trata-se de uma serpentina metálica que é colocada no telhado de sua casa, e que aquece a água armazenando-a num recipiente térmico.
Agora...
Se você já segue as dicas acima e ainda assim a sua conta de luz está cada vez mais alta, a culpa não é só sua. É também do país, que vem aumentando a tarifa de energia acima da inflação e ainda te cobra 40% em tributos. E, infelizmente, tendência é piorar nos próximos anos. Neste caso, não dá para fazer milagre, mas ainda existe a dica de ouro, a melhor de todas; a dica que vai reduzir a sua conta de luz em até 95%.
1º - Instale um sistema de energia solar em sua casa
Essa possibilidade sempre foi conhecida como uma solução cara e inviável. Mas como toda tecnologia de ponta, os preços tendem a baixar com o tempo e o valor desse sistema caiu 60% nos últimos anos. Hoje é possível ter energia solar em casa por um valor que você paga com a economia feita na sua conta de luz ao longo de 5 ou 6 anos. E mais, além de seu sistema sair de graça, ele ainda continuará funcionando por mais de 25 anos.
Faça as contas você mesmo
Multiplique o valor de sua conta de luz por 300 meses e veja a montanha de dinheiro que você vai economizar.
Quer saber mais? Visite nossa página de Dúvidas Frequentes